BRINQUE O CARNAVAL COM SAÚDE! VEJA COMO SE HIDRATAR NESTE CARNAVAL - Reeducação Alimentar Para Vida

BRINQUE O CARNAVAL COM SAÚDE! VEJA COMO SE HIDRATAR NESTE CARNAVAL



Verão, sol forte, fevereiro e... Carnaval! Tem combinação mais brasileira? Para os amantes da folia, o momento se aproxima e, por isso, além de fantasias e adereços, já é tempo para começar a pensar em alguns cuidados especiais com o nosso corpo. A reidratação, por exemplo, tão fundamental no dia a dia comum, em tempos de grandes desgastes físicos se torna ainda mais importante. Veja algumas maneiras de manter a hidratação do organismo correta e aproveitar melhor os quatro dias de festa com muito ânimo e energia!

É sabido que cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, por isso, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no mínimo 2 litros por dia, para um adulto saudável. Manter o corpo hidratado é importante para lubrificar nossas articulações, compor as células do organismo, além de ajudar no transporte de nutrientes e a regular a temperatura do organismo (próxima dos 36,5°). Segundo a nutricionista Thaís Leopoldo, durante a transpiração intensa muito comum no carnaval, perdemos líquido, por isso é importante se hidratar a todo momento:
"Junto a transpiração perdem-se muitos eletrólitos como magnésio, potássio e sódio. O ideal seria andar com uma garrafinha durante os blocos. E lembre-se: se consumir bebidas alcoólicas, intercale com o consumo de líquidos como água, água de coco, sucos e refrescos. Lembrando que a quantidade recomendada é estipulada com intenção de estimular a ingestão hídrica e lembrar sempre de beber a água", explica a profissional.

Veja 5 formas de manter a hidratação durante o carnaval

1 - Invista nas frutas: Segundo a nutricionista, as frutas que são ricas em água como a melancia, abacaxi, morango e kiwi, por exemplo. Além de hidratar, proporcionam uma sensação de refrescância, diminuindo a temperatura do corpo, amenizando o calor e ajudando ainda a repor os nutrientes que são perdidos durante a transpiração.
2 - Água de coco: Tradicional e muito saborosa, a indicação da Dra. Thaís é essencial para aproveitar melhor os dias de folia. Por ser rica em potássio e em carboidratos, a bebida é saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço, logo, vai te ajudar a aproveitar por mais tempo o carnaval.

3 - Suco de frutas: Saudáveis, refrescantes e saborosos, você pode preparar um suco natural de frutas, congelar e levar para os blocos de rua. São nutritivos, ajudam a hidratar o corpo e acrescentam nutrientes necessários para o nosso bem-estar e para fornecer energia. Lembre-se de consumi-lo em breve, para que o suco não fique menos nutritivo e perca o seu sabor natural.
4 - Chá gelado: Para os adeptos da bebida, além de ajudar a manter o organismo saudável, o chá gelado fornece energia, hidrata e ajuda a repor os nutrientes perdidos na transpiração. O chá verde, por exemplo, é refrescante, possui ação antioxidante e ajuda na perder calorias durante a folia, sendo uma boa alternativa para melhorar a hidratação do corpo no verão.
5 - Sacolé de frutas: Que tal preparar o seu suco de frutas favorito, colocar nos saquinhos e congelar para levar pro carnaval? Fácil, prático e muito saboroso, o sacolé de frutas ajuda a hidratar,refrescam e ajudam a nutrir o organismo, já que mantem as propriedades das fruta intactas. Experimente!

http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/hidratacao-no-carnaval-saiba-como-repor-os-liquidos-do-corpo-durante-a-folia_a5444/1