9 Benefícios do Leite de Aveia – Como Fazer e Receita - Reeducação Alimentar Para Vida

9 Benefícios do Leite de Aveia – Como Fazer e Receita



A aveia é um cereal conhecido por ser uma fonte alimentar rica em fibras, que pode ser encontrada em forma de farinha, flocos e farelo. O ingrediente pode ser utilizado no preparo de bolos, cookies, tortas, panquecas e bolachas, além de servir de acompanhamento para frutas, açaí e iogurte.

Vamos falar justamente de uma dessas receitas preparadas com o cereal: o leite de aveia. Quais os benefícios do leite de aveia? E como preparar essa receita? Confira na sequência:

Propriedades nutricionais do leite de aveia

Quantidade: 1 porção de 200 ml de leite de aveia industrializado


9 benefícios do leite de aveia

1. É nutritivo
O leite de aveia serve como fonte de nutrientes importantes e necessários para o funcionamento adequado do organismo humano. A lista inclui componentes como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, manganês, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E.


A bebida, inclusive, é uma alternativa de variedade de leite para os adeptos do estilo de vida vegano, que não permite o consumo de alimentos e bebidas que tenham origem animal.
2. Possui tanto cálcio, ou mais, que o leite de vaca
Por incrível que pareça, o leite de aveia é tão rico em cálcio, ou mais, que o próprio leite de vaca – o leite de aveia chega a possuir 36% da ingestão diária recomendada do mineral contra 28% do leite obtido através da vaca (em algumas versões).
3. Fonte de antioxidantes
Outro dos benefícios do leite de aveia é que ele é composto por um grupo de antioxidantes chamados de fitoquímicos. Eles são conhecidos por auxiliarem na proteção do organismo em relação a problemas como derrame, doença no coração e algumas formas de câncer.


4. Saúde da pele e dos cabelos
O consumo do leite de aveia pode contribuir para o combate da acne e melhorar a saúde da pele de maneira geral. Além disso, a ingestão da bebida também está associada ao fortalecimento e à reparação dos cabelos. A justificativa para tal efeito é que o alimento utilizado no preparo da bebida possui propriedades que atuam na desobstrução da pele.


5. Colaboração com a perda de peso
Há benefícios do leite de aveia também para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma. Isso porque ele é fonte de fibras, um grupo de substâncias que promovem a sensação de saciedade no organismo.
Com isso, o apetite diminui e fica mais fácil controlar a quantidade de calorias consumidas no dia, o que favorece a perda de peso. Além disso, a bebida possui quantidades baixas de gorduras, açúcar e calorias. Entretanto, é importante dar preferência às versões caseiras e naturais do leite, pois as industrializadas podem apresentar teores altos de açúcar.
Obviamente, a bebida não é mágica na tarefa de promover a perda de peso. Ela pode auxiliar, se estiver incluída em um contexto de uma dieta saudável, controlada equilibrada e nutritiva.


6. Saúde do coração
Com teor zero de colesterol, há benefícios do leite de aveia que contribuem com a diminuição dos níveis do colesterol ruim – também conhecido pela sigla LDL. Tal efeito está associado à redução nos riscos de desenvolvimento de doença no coração.
Além disso, o excesso de colesterol no sangue também está ligado ao aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão e alguns tipos de câncer.
7. Saúde do sistema digestivo
Como já mencionamos acima, a bebida é fonte de fibras. E suas fibras são tanto do tipo solúveis quanto da categoria das insolúveis – ambas trabalham juntas na promoção de um sistema digestivo saudável e colaboram com a prevenção da prisão de ventre.


8. Não contém lactose
Devido ao fato do leite de aveia não ser composto por lactose, ele serve como uma boa alternativa de bebida para pessoas que sofrem com intolerância à substância e não podem consumir o leite de vaca e o leite de cabra, por exemplo, especialmente pelo fato da bebida ser nutritiva.


9. Qualidade do sono
O leite de aveia também é conhecido como um remédio natural que auxilia a combater a insônia, melhorando assim a qualidade do sono. Isso devido à presença de melatonina. 

Como fazer – Receita de leite de aveia

Agora que já conhecemos diversas vantagens e benefícios do leite de aveia para a saúde no nosso organismo, que tal aprendermos o passo a passo de como fazer a receita do leite vegetal?
Ingredientes:
  • 2 xícaras de chá de aveia em flocos;
  • 3 xícaras de chá de água;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • Açúcar a gosto, se achar necessário.
Modo de preparo:
  1. Deixar a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora;
  2. Colocar a aveia com a água e o restante dos ingredientes no liquidificador e bater;
  3. Coar com o auxílio de um pano fino e armazenar na geladeira, onde o leite de aveia pode ficar guardado até três dias.

Dica

O leite de aveia pode ficar um pouquinho gosmento porque o amido do cereal passa para a água, porém, o problema pode ser resolvido ao adicionar mais água ou mexer o leite depois que ele ficou bastante tempo descansando.